FAQ's

Contate-nos por email para letsrunpt@gmail.com ou por telefone para o número +351 919 312 312. Teremos todo o prazer em ajudar.

Não. Para poder inscrever-se numa ou mais provas dos eventos registados na plataforma letsrun.pt tem que, em primeiro lugar, abrir uma conta e registar os dados do seu perfil utilizando o link "Registar" no topo da página. Preencha os campos do formulário corretamente (estes campos são importantes para as organizações dos eventos poderem confirmar a sua inscrição adequadamente e poder usufruir dos serviços associados, como por exemplo, eventual seguro desportivo).

Em particular é importante que o seu email esteja correto para poder receber as mais variadas notificações sobre os eventos ou sobre o estado das suas inscrições Depois do registo da sua conta já se pode inscrever em provas, bastando para isso clicar no link "Inscrever" na página dos eventos e completando o formulário de inscrição (onde poderá escolher a prova e eventuais extras disponibilizados pela organização do evento, como t-shirt, refeições, transportes, alojamento, etc).

Todas as contas na plataforma letsrun.pt têm que ter associado um email válido e único. Não podem existir duas contas com o mesmo email. Mas uma conta pode ter registado mais do que um perfil. O perfil principal da conta estará associado ao email da conta. Todos os outros perfis secundários (ou sub-perfis) podem ser adicionados com ou sem indicação de email.

Uma conta tem, no mínimo, associado um perfil principal com a indicação obrigatória dum email único. No entanto, o responsável duma conta pode adicionar outros perfis secundários (ou sub-perfis) a essa conta. Para estes sub-perfis não é obrigatória a indicação de email.

Os sub-perfis podem servir para adicionar elementos duma equipa e assim poder fazer a inscrição desses elementos nas provas através duma única conta. Podem também servir para adicionar e gerir sub-perfis de atletas amigos, familiares, conhecidos, etc. Ver mais informações na resposta à questão 5.

Quando se faz login numa conta através do link "Entrar" fica-se associado ao perfil principal dessa conta, i.e., todas as operações que se realizarem (inscrever, editar inscrições, ver/editar dados do perfil, etc.) são feitas em nome do elemento associado a esse perfil e que pode ser verificado pela identificação no topo da página.

Para realizar operações em nome doutro elemento associado a um sub-perfil da conta basta clicar no pequeno busto ao lado do nome do perfil atual e escolher o sub-perfil desejado. A partir daí todas as operações serão realizadas em nome do elemento associado a esse sub-perfil.

Se o email registado na sua conta estiver correto irá receber um email de notificação que confirma a sua inscrição. Se a inscrição tiver que ser paga, esse email indicará o valor a pagar e os meios de pagamento disponíveis.

Pode também verificar se a sua inscrição foi registada verificando a listagem dos inscritos nos eventos (clicar em "Inscritos" ou "Ver Todos") na página do evento em causa. Se não encontrar o seu nome é porque a inscrição não foi confirmada pelo sistema e deve contactar-nos para letsrunpt@gmail.com

Por fim, pode também verificar todas as suas inscrições entrando na sua conta e acedendo ao seu perfil (clicar no seu nome no topo da página e escolher "Ver"). Ao aceder ao seu perfil pode verificar os seus dados básicos, os eventos/provas em que está inscrito, as equipas de que faz parte ou é responsável, e as boleias que reservou ou que criou.

Clique no link "Equipas" no topo da página letsrun.pt. Verifique a listagem ordenada alfabeticamente das equipas que já estão registadas. (Se encontrar a sua equipa pode clicar no nome para aceder à lista dos elementos já registados na equipa.) Se não encontrar o nome da sua equipa então é porque ainda não foi registada na plataforma e não pode ser associada a nenhuma inscrição de nenhum atleta.

Para adicionar uma equipa de que é responsável entre na sua conta e clique no seu nome no topo da página. Escolha "Editar" e depois "Opções de perfil -> Equipas". Aparecerá uma listagem das equipas de que é responsável.

Para adicionar uma nova equipa clique em "Nova Equipa" e preencha o formulário respetivo.

Sempre que alguém se quiser juntar à sua equipa irá receber um pedido por email que poderá depois aceitar, ou não, visitando a página da sua equipa. Pode também adicionar elementos diretamente nas suas equipas desde que estes elementos estejam associados a sub-perfis da sua conta (para isso utilize o link "Adicionar elementos" na página de edição da equipa em causa).

Para se juntar a uma equipa entre na sua conta e clique no link "Equipas" no topo da página. Aí encontra a listagem de todas as equipas registadas na plataforma letsrun.pt.

Clique no nome da equipa à qual se quer juntar. Aparecerá a página com as informações da equipa e a lista dos atletas que já a compõem. Para enviar o pedido ao responsável da equipa clique em "Juntar-me à equipa" e aguarde que ele aceite/confirme a sua inclusão. Só depois do responsável aceitar o seu pedido é que fica a pertencer à equipa.

Não. A inclusão numa equipa não tem relação com o procedimento de inscrição num evento.

Para se inscrever numa prova dum evento precisa ir à página desse evento e clicar em "Inscrever" (no formulário de inscrição poderá escolher a equipa que quer representar nessa prova, desde que já tenha sido registado como elemento dessa equipa).

Porque a sua equipa ainda não está registada na plataforma ou porque ainda não está registado como um elemento da equipa.

Para informações sobre o registo de equipas na plataforma verifique a resposta à questão 8.

Para informações sobre como se juntar a uma equipa verifique a resposta à questão 9.

Se tiver uma inscrição já feita sem estar associada a uma equipa (pelas razões apresentadas na resposta à questão 11 ou por decisão original de ficar como inscrição individual) pode editar a sua inscrição para associa-la a uma equipa registada na plataforma e da qual já faça parte.

Para isso entre na sua conta, clique no seu nome de utilizador no topo da página e escolha "Ver". Verifique a listagem das suas inscrições e clique no icon dos detalhes da inscrição respetiva.

Quando aparecer a página com os detalhes da inscrição clique em "Opções de inscrição -> Editar" e corrija adequadamente o campo da equipa. Clique em "Gravar" para terminar a operação de edição.

Por vezes é útil um utilizador poder registar e controlar as contas doutras pessoas na plataforma (familiares, amigos, atletas da equipa, etc). Para isso está disponível a funcionalidade de adição de perfis à conta principal dum utilizador.

Para adicionar um perfil à sua conta principal entre na sua conta e clique no seu nome no topo da página. Escolha "Editar" e depois "Opções de perfil -> Adicionar perfil". Preencha o formulário adequadamente.

O email para sub-perfis não é obrigatório mas é aconselhável que o preencha com o email da pessoa a que o sub-perfil vai ficar associado pois poderá, por exemplo, dar accesso ao sub-perfil ao dono dessa conta de email. Se não tiver um email válido para esse perfil deixe ficar o campo com esse valor.

Caso não preencha o campo email o sistema enviar-lhe-á notificações para o email do perfil principal da sua conta.

Para inscrever o atleta a que respeita o novo perfil numa prova basta trocar de perfil ativo clicando no icon ao lado do nome do perfil ativo, no topo da página. Todas as operações que realiza na plataforma são feitas em nome da pessoa do perfil que estiver ativo (que pode sempre verificar no topo da página).

Note que os perfis são independentes em termos de inscrições, pertenças de equipas, reservas e criação de boleias, etc.

Obtenha informações complementares nas respostas às questões 2.X.

Se as contas dos elementos da sua equipa são individuais, ou seja, não é um perfil que faça parte da sua conta, não pode. Cada um deles terá que fazer a sua inscrição individual (embora o eventual pagamento da inscrição possa ser feito pelo responsável da equipa).

Caso existam elementos da sua equipa que não tenham conta em letsrun.pt tem duas alternativas para controlar as inscrições dos elementos da sua equipa:

  1. Criar sub-perfis na sua conta que possa controlar (não precisa de novos endereços de email e passwords para os perfis - ver respostas às questões 2.X e questão 5.)

    Depois de criados os perfis pretendidos deverá juntá-los à equipa antes de proceder às inscrições. Para juntar os atletas à equipa vá à página de gestão das suas equipas ("Editar Pefil" -> "Opções de Perfil" -> "Equipas") e carregue no ícone de editar a equipa à qual pretende adicionar os atletas.
    Em seguida carregue em "Adicionar Atletas", seleccione os atletas que pretende adicionar e por fim carregue em "Adicionar Atletas" para finalizar a operação.

    Poderá então inscrever os perfis criados trocando de perfil activo na barra de navegação e seguindo a procedimento normal de inscrição para cada um dos perfis que pretende inscrever.

  2. Criar uma conta individual para cada elemento (precisa dum endereço de email e duma password para cada perfil).

    Depois de criadas as contas dos elementos da equipa deverá, em primeiro lugar, juntá-los à equipa.
    Para o fazer deverá entrar com cada uma das contas criadas, seleccionar a sua equipa em "Equipas" e carregar em "Juntar-me à equipa".

    De seguida deve voltar a entrar na sua conta e confirmar os atletas como pertencentes à equipa. Pode ver como se confirma pedidos de adesão a uma equipa veja a questão 15

    Depois de todos os atetas fazerem parte da equipa pode inscrevê-los entrando com as suas contas e seguindo o procedimento normal de uma inscrição.

Para confirmar/aprovar pedidos de adesão a uma equipa deve navegar até à página de gestão das suas equipas ("Editar Pefil" -> "Opções de Perfil" -> "Equipas")
Os pedidos de adesão que necessitam de confirmação/aprovação são os atletas que aparecem na lista de atletas da equipa juntamente com um botão de "Aprovar".
Para confirmar a adesão dos atletas deve carregar no botão de "Aprovar" junto dos atletas que pretende confirmar.

Sim. Num só pagamento pode liquidar várias inscrições de elementos da mesma equipa. Este processo de pagamento único de várias inscrições pode ser aplicado a quaisquer grupos de inscrições do mesmo evento. Não é possível pagar em simultâneo inscrições de eventos diferentes.

Sim. Basta entrar na sua conta, clicar no seu nome no topo da página e escolher "Ver". Nas informações do seu perfil está a listagem dos eventos onde tem inscrições em provas. Clique no icon dos detalhes na prova que quer cancelar e depois clique em "Cancelar".

Note que o cancelamento da sua inscrição na plataforma não implica a devolução de eventuais pagamentos já efetuados, tanto na sua totalidade como em parte. Para eventuais devoluções consulte o regulamento da prova contacte diretamente a organização do evento.

Sim. A organização dum evento pode cancelar uma inscrição por variadas razões, como por exemplo, por falta de pagamento da mesma (na totalidade ou em parte) dentro dos prazos estipulados no regulamento, por óbvias incorreções nos dados pessoais do atleta, etc.).

Sim. Se já tiver pago uma inscrição e quiser transferi-la para um outro utilizador registado na plataforma pode fazê-lo, sendo que a transferência só é possível se a inscrição já estiver paga e se for na mesma prova.

Para o fazer entre na sua conta e verifique no seu perfil as suas inscrições. Clique no icon dos detalhes da inscrição que quer transferir e clique em "Transferir".
Introduza o ID do utilizador para o qual quer transferir a sua inscrição e submeta o pedido. Esse utilizador irá receber uma notificação para poder aceitar o seu pedido de transferência. A transferência só fica efetiva quando esse utilizador aceitar/confirmar a transferência.

Para ter acesso a todas as informações dum evento tem que, primeiro, entrar na sua conta da plataforma (se não tiver uma tem que a criar em "Registar").

Informações como o regulamento, tracks e o acesso ao sistema de boleias só estão disponíveis para utilizadores registados e que entrem na sua conta.

O sistema de boleias disponibilizado pela plataforma a todos os utilizadores registados serve para incentivar e apoiar a partilha de transporte para os eventos. Qualquer utilizador pode criar uma boleia de que outros utilizadores podem beneficiar. As boleias criadas estão associadas aos eventos respetivos.

Para criar/oferecer uma boleia para um determinado evento, clique em "Boleias" na página do respetivo evento (tem que ter entrado na sua conta primeiro).

Na página das boleias poderá encontrar a listagem das boleias já disponíveis para o evento (separadas em Ida e Volta). Clique em "Criar Boleia" e preencha o formulário adequadamente. Indique um nome para a sua boleia por forma a ser facilmente identificada por eventuais interessados (pode ser por exemplo o seu nome), os contatos que deseja ver publicados para que os potenciais interessados possam usar em caso de quererem obter mais informações, e uma descrição sumária do veículo e das condições em que oferece a boleia.

Introduza depois os dados respetivos para a viagem de Ida e de Volta (pode só preencher a ida ou a volta, não é obrigado a oferecer boleia nos dois sentidos).

Depois de submeter a sua boleia pode verificar se está incluída na listagem de boleias disponíveis para o evento. Note que para criar uma boleia ou para reservar lugares numa boleia para um evento não é necessário estar inscrito no evento. Será notificado quando receber um pedido de reserva.

Para aceitar os pedidos de reserva vá ao seu perfil e clique na boleia do qual é responsável e aceite os pedidos que desejar (só poderá aceitar os pedidos que estiverem dentro da capacidade do seu veículo, i.e., respeitarem o número de lugares que disponibilizou para a boleia).

Quando a sua boleia estiver completa, i.e., tiver aceite reservas para todos os lugares disponíveis, ou quando der indicação que não quer aceitar mais pedidos de reserva, a boleia deixará de aparecer na lista de boleias disponíveis. Além disso, se quiser pode cancelar uma boleia, mesmo que já tenha aceite pedidos de reserva, sendo que os utilizadores afetados são notificados automaticamente pelo sistema (de qualquer forma, nestas circunstâncias é sempre desejável contatar esses utilizadores diretamente e explicar a razão do cancelamento).