Ultra Trail Ibérico Vilar de Perdizes

11 Setembro 2016, Montalegre

Inscrições Encerradas

O Larouco e os seus 1535 metros, rodeado de um planalto com altitude média de 800 metros, permite um cenário diferenciado com paisagens de perder o fôlego, permitindo correr a altitudes acima da média da grande maioria das provas. A proximidade cultural com a Galiza, as fabulosas histórias da raia e do contrabando, o misticismo, as bruxas, o Congresso de Medicina Popular, o Padre Fontes, as Olas de Santa Marinha, as belíssimas igrejas e capelas, a religião, o Auto da Paixão, preparado meses a fio e interpretado pelos melhores atores (a população de Vilar de Perdizes), uma mescla de cultura, tradições, património e uma forma de viver em natureza tornam esta região verdadeiramente distinta. Mais haveria para dizer, mas queremos deixar à descoberta de cada um. De tudo isto é feito o Ultra Trail Vilar de Perdizes, mas é sobretudo preparado e organizado por pessoas que comungam destes valores, que se apaixonaram pelo Barroso, porque sempre cá viveram, porque conheceram e não mais esqueceram, porque vivem a natureza, porque vivem o trail, porque se encantaram pelas gentes e pela cultura. O que não reza a história por estes lados é de facilidades ou desistências, como alguém dizia, a felicidade só faz sentido se partilhada.

Informações
NomeLarouco Deo Maximo
TipoTrail
Data2016-09-11
Hora07:30 h
Distância66 Km
Preço-
Dificuldade2/ATRP
ImagensVer percurso
Descrição
A prova denominada de Larauco Deo Máximo com a distância de 66 km e com um desnível acumulado de aproximadamente 6300 metros, integra a Taça de Portugal de UltraSkyMarathon de Skyrunning promovida pela Federação de Campismo e Montanhismo Portuguesa. Exigente pelos números, mas também e sobretudo pelas características técnicas da prova, com zonas que requerem elevada técnica e concentração tal é a dificuldade e quantidade de obstáculos que se propõem (Olas de Santa Marinha), zonas mais rápidas, subidas e descidas com graus de inclinação vertiginosos (45%) contrapondo com subidas e descidas longas, variação entre os 500 metros e os 1500 metros de altitude, com grande parte da prova a ser decorrida acima dos 1000 metros de altitude, em planalto, vales, montes, floresta, terrenos com vegetação raza ou alta em rios, riachos, represas e até um lago. Será uma experiência extremamente diversificada, sempre com os cumes na mira, e o maior de todos, o Larouco.
Abastecimentos
Abastecimento nos quilómetros 11 (líquidos e sólidos), 20/20.5 (ponto de água natural potável), 24 (líquidos e sólidos), 29 (ponto de água natural potável), 34 (líquidos e sólidos), 44 (líquidos e sólidos), 60 (líquidos e sólidos), 63 (ponto de água natural potável) e no final/66 (líquidos e sólidos). Chamamos a atenção que entre o quilómetro 44 e o 60 não existem abastecimentos pelo que os atletas devem prevenir-se para conseguirem fazer esta ligação.
Informações
NomeJupiter Optimo Maximo
TipoTrail
Data2016-09-11
Hora08:40 h
Distância49 Km
Preço-
Dificuldade2/ATRP
ImagensVer percurso
Descrição
A prova denominada de Jupiter Optimo Maximo com a distância de 49 km e com um desnível acumulado de aproximadamente 4800 metros. Moderada pelos números que apresenta, mas também e sobretudo pelas características técnicas da prova, com zonas que requerem elevada técnica e concentração tal é a dificuldade e quantidade de obstáculos que se propõem (Olas de Santa Marinha) é uma prova com zonas mais rápidas e "rolantes", subidas com graus de inclinação vertiginosos (45%) contrapondo com subidas e descidas longas, variação entre os 500 metros e os 1500 metros de altitude, com grande parte da prova a ser decorrida acima dos 1000 metros de altitude, em planalto, vales, montes, floresta, terrenos com vegetação raza ou alta em rios, riachos, represas e até um lago. Será uma experiência extremamente diversificada, sempre com os cumes na mira, e o maior de todos, o Larouco, ou Larauco Deo Máximo considerado pelos romanos companheiro Jupiter Optimo Maximo, algo que também tem semelhanças entre as duas provas.
Abastecimentos
Abastecimentos nos quilómetros 7 (líquidos e sólidos), 15/15.5 (ponto de água natural potável), 19 (líquidos e sólidos), 31 (líquidos e sólidos), 42 (líquidos e sólidos), 44 (ponto de água natural potável) e no final/49 (liquidos e sólidos).
Informações
NomeVII Piae Felicis
TipoTrail
Data2016-09-11
Hora10:00 h
Distância16 Km
Preço-
Dificuldade2/ATRP
ImagensVer percurso
Descrição
[...] Segundo a interpretação feita por Rodrigues Colmenero, através da leitura de alguns excertos: trata-se de uma santuário, dedicado a: Larouco, Companheiro de Júpiter -I(ovis) Soc(io) Larouco. Pelos soldados da legião VII Gemina- La[roc]vo......M(ilites) Leg(ionis) VII P(iae) F(elicis) (centuriae.....?). No Outono e no Inverno a serra está quase sempre encoberta, de tal modo que é possível supor que o santuário da Pena Escrita, situado no altiplano abrigado (altitude 827 metros) congregasse rituais de culto nas estações mais agrestes. Quem ocupava militarmente a região do Barroso era M(ilites) Leg(ionis) VII P(iae) F(elicis), responsável pela construção de calçadas, pontes e até mesmo a própria cidade Chaves. Muito do que hoje se encontra classificado como da época romana é obra desta legião de soldados, prestemos a nossa homenagem aos guerreiros romanos. O percurso circular perfaz a distância de aproximadamente 16 km com um desnível acumulado de 1400 metros.
Abastecimentos
Abastecimentos no quilómetro 11 (líquidos e sólidos) e no final/16 (líquidos e sólidos).
José Rodrigues (51 anos)
Tiago Andre Almeida De Sousa (33 anos)
Estivel (35 anos)
paulo Rodrigues (39 anos)
José Peres Fernandes (59 anos)
Javier Pitarque Valero (43 anos)
JOÃO OLIVEIRA (40 anos)
Amândio Antunes (40 anos)
Patrícia Amorim (33 anos)
Carlos Cardoso (42 anos)
José Pereira (39 anos)
Ricardo Miranda (29 anos)
Rafael Escrivães (29 anos)
Luís Pedro Martins (38 anos)
Jose Pereira (30 anos)
João Vieira Mendes (38 anos)
José Montoto Domínguez (38 anos)
José Carlos Saldanha (49 anos)
José Ramón Rodríguez Rial (49 anos)
Pablo Feijoo Loureiro (48 anos)
Carlos Vázquez Blanco (43 anos)
Luís Bande Martínez (43 anos)
Pedro Ferreira Silva (47 anos)
João Pinho (44 anos)
Alejandro Amigo López (30 anos)
Pedro Pires Silva (50 anos)
Paulo Carvalho (44 anos)
Nuno Moura (39 anos)
Marco Paulo Ribeiro Nunes (38 anos)
Alexandre Sousa (41 anos)
João Pinto (34 anos)
Bruno Rodrigues (43 anos)
Gil Oliveira (42 anos)
Sandra Carla Raimundo (43 anos)
Vitor Manuel Vaz Cancela (41 anos)
Alvaro Garcia Blanco (25 anos)
Diana Gaspar (36 anos)
José Joaquim Fertuzinhos (58 anos)
Elisabete Maria Pinto Faria (32 anos)
Carlos Monteiro (50 anos)

Contactos

Email

info@trailvilarperdizes.com & inscricoes@trailvilarperdizes.com

Telefone

+351 962 877 387